Cavalier King Charles Spaniel
Há notícias da raça na corte britânica desde o século XV. O Cavalier King Charles Spaniel aparece em pinturas de grandes artistas europeus como Vermeer, Van Dyke, Titian, Landseer, Stubbs e Hogarth do século XV ao XIX. Também era uma raça comum presente no reinado de Rei Charles II (1660-1685) e séculos depois da rainha Victoria, que foi coroada em 1838. Ela pode ser vista com seu pequeno tricolor spaniel chamado Dash nas pinturas do artista Landseer. No século XVII recebeu o nome King Charles Spaniel em homenagem ao rei Charles II, apaixonado por tais cães. Com o tempo, foi sofrendo transformações. No século XIX tinha porte menor, focinho mais curto, com ângulo bem marcado no encontro com a testa (stop); cabeça mais abobadada e orelhas inseridas baixas.
Graças ao interesse de um americano, Mr. Roswell Eldridge, em recuperar o tipo antigo (porte maior, cabeça mais chata, orelhas inseridas altas, leve stop e focinho mais longo), hoje contamos com o seu ressurgimento.
Roswell publicou em 1926 um anúncio no catálogo da famosa exposição inglesa, a Cruft’s, oferecendo um grande prêmio em dinheiro para o melhor King Charles Spaniel do velho tipo, que fosse apresentado na exposição. Apenas dois exemplares se inscreveram, mas a semente estava lançada. O prêmio foi estendido por 5 anos, ajudando assim a formar um novo plantel, aperfeiçoado por cruzamentos seletivos. Para diferenciar este cão que ressurgia do “primo” menor, adicionaram a palavra Cavalier ao nome. Assim, hoje temos duas raças distintas: o King Charles Spaniel (chamado nos EUA de English Toy Spaniel) e o Cavalier King Charles Spaniel, que difere em tamanho, aparência e temperamento.
Em 1928, o clube do Cavalier foi estabelecido no Reino Unido, porém a raça só foi reconhecida em 1945 pelo English KC. Já nos EUA, sua aceitação é mais recente. Quanto ao King Charles Spaniel, atualmente é bastante raro no mundo.
Características
Se você está procurando por um cão de raça é preciso saber o máximo de informações possíveis, tais como suas características físicas, personalidade, doenças predispostas etc. Tudo isso visando não haver frustrações futuras.
Praticamente desconhecida no Brasil, a raça Cavalier King Charles Spaniel está entre as cinco mais populares da Inglaterra, sua terra natal, e vem crescendo pelo mundo. Lá são registrados cerca de 14 mil Cavaliers ao ano, ultrapassando, por exemplo, raças como o Poodle e o Yorkshire.
A preferência dos ingleses por este cão, considerado ideal para a família e principalmente crianças, é antiga. O temperamento dócil é o ponto forte na sua personalidade. O próprio padrão o define como alegre, amistoso e sem tendências à timidez. Estas são apenas algumas das qualidades que tornam o convívio com o Cavalier muito fácil e agradável. Além de tudo, ele vive bem no campo ou cidade, casa ou apartamento, tem um tamanho adequado para a maioria dos lares e pode até ser carregado no colo. A pelagem longa, ao contrário do que sugere, é pouco trabalhosa, pois não precisa de tosa.
O Cavalier King Charles Spaniel é um típico cão de companhia. Nunca é agressivo ou nervoso. Não espere, portanto, vê-lo atuando como guarda em defesa da propriedade. Às vezes fica um pouco apreensivo com estranhos, mas isso não dura muito. Logo faz amizade com pessoas e animais, inclusive com outros cães. Ansioso em agradar o dono, quando comete um erro não é necessário puni-lo – basta adverti-lo com severidade para que fique imediatamente desconcertado e procure reparar a falta. É um cão extremamente familiar e gosta de ficar perto do dono. Descendente dos Spaniels, hábeis cães de caça, se dá bem em atividades que exigem agilidade e resistência física. Acompanha com prazer o dono em longas caminhadas e faz sucesso em competições de “Mini Agility”, destacando-se pela velocidade e capacidade de saltar. Na Inglaterra, onde a caça é permitida, sua performance de caçador é notável. Lá é treinado a apanhar a presa e trazê-la de volta (uma especialidade de Retrievers e Spaniels); obviamente pequenas aves compatíveis com seu tamanho. É também aproveitado para farejar drogas.
O Cavalier é um cão que come pouco. Basta dar-lhe ração de boa qualidade e seguir as instruções da embalagem para suprir todas as suas necessidades nutricionais.
Precisa correr e brincar para se desenvolver. A atividade física é importante não só para fortalecer a musculatura e ossatura, mas também para manter o equilíbrio comportamental. Senão, se aborrece e descarrega a energia fazendo “artes”. Atenção: muros e cercas devem ser bem fechados, pois adora explorar os arredores.
Sua pelagem não requer tosa específica, o que é até proibido pelo padrão. Comparado a outros peludos, é fácil mantê-lo bonito – basta um banho e uma escovação semanal. Limpe também as orelhas com produtos ceruminolíticos e algodão seco para prevenir otites e protegê-las da água ao banhá-lo.
Ao escolher um filhote é bom saber que há características que se alteram com o crescimento. O cão nasce com o nariz (trufa) rosa, que deve ficar preto até as 8 semanas. A mordedura costuma ser em tesoura, mas pode apresentar prognatismo (arcada inferior ultrapassa a superior) até cerca de 1 ano.
1. Qual o padrão e origem do Cavalier King Charles Spaniel?
A raça segue os padrões da CBKC (nº 136 de 2/5/94) e da FCI (nº 136 de 26/2/88), originando-se no Reino Unido.
2. Para qual finalidade é mais indicada essa raça?
3. Qual é a aparência geral do Cavalier King Charles Spaniel?
4. Quais são as principais características e temperamento?
5. Como é a conformação da cabeça e do focinho?
6. Quais as cores permitidas para essa raça?
As cores são:
- Preto e Castanho: Preto com marcações castanhas específicas.
- Rubis: Vermelho unicolor intenso.
- Blenheim: Branco com marcações castanhas e uma mancha em forma de diamante na cabeça.
- Tricolor: Preto e branco com marcações castanhas.
7. Como são os olhos e orelhas da raça?
Os olhos são grandes, escuros e redondos. As orelhas são longas, inseridas em posição alta e com franjas abundantes.
8. Qual é o peso ideal do Cavalier King Charles Spaniel?
O peso varia entre 5,5 e 8,2 quilos.
9. Como é a pelagem?
A pelagem é longa, sedosa e com franjas abundantes, sem encachear. A pelagem não deve ser cortada ou aparada.
10. Quais características são consideradas faltas?
Qualquer desvio do padrão é uma falta, penalizada de acordo com a gravidade. Nos machos, é obrigatório que apresentem dois testículos bem desenvolvidos na bolsa escrotal.
Fale conosco
Ficou com alguma dúvida? Envie sua mensagem, retornaremos rapidamente.
Informações para contato
Dúvidas, reclamações, sugestões? Envie um e-mail para gente.
Onde estamos
Ibiúna, São Paulo
E-mail
contato@canilvidadecavalier.com.br
© 2024 Canil Vida de Cavalier | Todos os Direitos Reservados