Padrão da raça

Canil Cavalier King Charles SpanielClique aqui para visualizar o padrão completo do CBKC.
 
CBKC n° 136 de 2/5/94
FCI nº 136 de 26/2/88
País de origem: Grã-Bretanha
Nome do país de origem: Cavalier King Charles Spaniel.
Utilização: companhia.
Prova de trabalho: para campeonato, independe.
Aparência geral: ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce.
Características: impetuoso, afetuoso e, realmente, não tem medo de nada.
Temperamento: alegre, amistoso, dócil sem tendências à timidez.
Cabeça: crânio, quase chato entre as orelhas; stop pouco marcado; o comprimento do focinho é de, aproximadamente, 4 cm, a largura diminui para a ponta; trufa toda preta, sem manchas e bem desenvolvida. Os lábios são bem desenvolvidos, sem serem pendentes. A face sob os olhos é bem cheia. Deve-se evitar o focinho tipo Spitz.
Olhos: grandes, escuros e redondos, sem serem protuberantes, inseridos bem afastados.
Orelhas: longas, de inserção alta, com franjas em abundância.
Maxilares: fortes. Articulados em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores ultrapassam, tocando, com a face posterior, a face anterior dos incisivos inferiores e inseridos ortogonalmente aos maxilares.
Pescoço: de comprimento médio e levemente arqueado.
Membros anteriores: retos, ossatura média e ombros bem inclinados.
Tronco: peito médio, dorso reto, lombo curto, ventre bem cintado.
Membros posteriores: ossatura média, Joelhos bem articulados e jarretes corretamente direcio nados para a frente.
Patas: compactas, protegida por boas almofadas e bem emplumadas.
Cauda: de comprimento proporcional ao tronco, boa inserção, portada alta, porém nunca muito acima da linha do dorso. A cauda não é obrigatoriamente encurtada, mas, quando operada, não excisar mais que um terço.
Movimentação: fluente e elegante, com muita propulsão nos posteriores. Visto de qualquer ângulo, os membros do lado esquerdo movimentam-se num plano paralelo ao dos do lado direito.
Pelagem: pêlos longos, sedosos, sem encachear, admitindo-se uma ligeira ondulação. Franjas abundantes. Os exemplares jamais poderão apresentar-se com a pelagem tosada, trimming ou sequer, grooming.
Cor:
Preto e Castanho: preto, com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas antepe ito, membros e sob a cauda. A coloração castanho deve ser intensa e saturada. Marcas brancas não são admitidas.
Rubis: unicolor vermelho intenso. Marcas brancas não são admitidas.
Blenheim: marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. As marcas devem se dividir de maneira igual na cabeça, deixando um lugar entre as orelhas para uma mancha (Bleinheim) em forma de diamante, muito apreciada, por ser uma característica da variedade da raça.
Tricolor: preto e branco, bem distribuídos, com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, antepeito, membros e sob a cauda. A coloração castanho deve ser saturada. Quando outra cor, ou combinação, não são admitidas.
Peso: 5,5 a 8,2 quilos
Faltas: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
Nota: os machos devem apresentar dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.
 

TOP